Saturday, January 07, 2006

Proselytos

Proselytos, Gr., o que chega, se aproxima. Na definição de proselytos, nome desse blog, temos essas duas palavras, como se diz aqui na *minha terra: "mas te aprochega, vivente". Esse aprochega, que contém um se aproxima e um se achega, essa forma carinhosa receber bem os visitantes, dar as boas vindas a quem chega.

Não sou um gaúcho do campo, o nosso autêntico gaúcho é campeiro, cara acostumado com a lida do gado, com o trabalho na fazenda, no campo, eu sou um "gaúcho citadino", nascido na capital do Estado, natural de Porto Alegre. Nosso prato típico é o churrasco, carne assada num braseiro, só temperada com sal grosso, e a bebida o chimarrão, um infusão de erva-mate que é tomada num porongo com água quente (depois eu explico melhor).

Aos poucos irei dando maiores informações sobre mim e sobre o estado, aguarde!

* Minha Terra = Sou um nativo dos pagos do Rio Grande do Sul, extremo sul do Brasil, região que é um mixto de muitas raças, de muitas colonizações. O índio Tupi-Guarani, o colonizador português, o invasor Espanhol, os colonizadores alemães, italianos, a influência dos povos do Rio da Prata, os castelhanos, esse cadinho de culturas que deu nesse taura conhecido como gaúcho.

No comments: